Casa de Cultura recebeu festeiros de
outras 6 cidades. Fotos: Jaldene Nunes |
As comitivas lideradas pelos imperadores Lince Fleury de Moraes, da cidade de Goiás; André Corsino do Carmo, de Pilar de Goiás; Luiz Taveira, de Niquelândia; e Itamar Maia dos Santos, do distrito de Interlândia, município de Anápolis; além das de São Francisco de Goiás, à frente o prefeito Luiz Antônio da Paixão, e de Palmeiras de Goiás, os reis cristão, João Luiz de Oliveira, e mouro, Robervan Rodrigues, se juntaram aos festeiros do Divino Espírito Santo de Jaraguá, na Casa da Cultura Padre Silvestre, onde foram recepcionados pelo imperador local, Nilvan Braz de Oliveira, e pela imperatriz, Danylla Moreira Macêdo Braz de Lima, num encontro em que foram expostas as coroas das respectivas festas, muito veneradas pelos presentes, distintivos, bandeiras e estandartes.
Acompanharam os imperadores as respectivas imperatrizes Joarice Aparecida Borges Souza Moraes (Goiás), Edna Teles (Niquelândia), Sônia Borges Tocchio dos Santos (Interlândia) e, no caso de São Francisco, a primeira-dama, Cássia Regina. A imperatriz da Folia do Divino de Pilar de Goiás, Rafaela Cristian, estava em Goiânia e não pôde vir ao evento.
Dom João, os padres Cristiano e Tiago,
imperadores e imperatrizes, após celebração da Santa Missa do Encontro das Coroas, neste domingo, em Jaraguá |
Os grupos que também eram aguardados para o encontro, mas não vieram, são de Luziânia, Formosa, Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Santa Cruz de Goiás e Crixás.
Após a solenidade na Casa de Cultura, as comitivas presentes, acompanhadas também pelo prefeito Ival Avelar, a primeira-dama Divina Avelar, o deputado estadual Renato de Castro e a secretária municipal de Cultura, Maria Maura de Carvalho, seguiram em cortejo até a Paróquia Nossa Senhora da Penha, matriz de Jaraguá, onde foram recebidas com as bênçãos do bispo da Diocese de Anápolis, dom João Wilk.
Em entrevista a este blogueiro, antes de presidir a celebração da Santa Missa do Encontro das Coroas, dom João afirmou que o encontro tem por finalidade também valorizar o folclore das nossas cidades, mas ressaltou haver 2 aspectos que a Igreja quer considerar e acentuar: "Primeiro, infundir espiritualidade em torno do Espírito Santo para que, no aspecto externo, não suprima o significado verdadeiro da festa do Divino Espírito Santo, da festa de Pentecostes; e o segundo, transmitir a mensagem de que, para se viver uma tradição, é preciso protegê-la de tudo que possa desvirtuá-la".
"Então, queremos colaborar com os poderes públicos para que seja uma festa da cidade, da sociedade, da história. Interessa, igualmente, à Igreja, à prefeitura, à polícia, ao Ministério Público, e nós queremos juntos fazer este mutirão de vigilância, para cultivar e não deixar degradar este aspecto bonito da festa, que realmente traz alegria e promove a confraternização", prosseguiu o bispo de Anápolis.
A Santa Missa presidida por dom João foi concelebrada pelos padres Cristiano de Araújo, pároco de Nossa Senhora da Penha, e Tiago Hérick, de Santa Edwiges. Durante a homilia, o bispo repetiu a preocupação manifestada para o blog, pedindo que os abusos verificados por ocasião da festa, que ele próprio já testemunhou e avaliou que podem atingir a tanquilidade, a paz, a ordem pública e ser de mau exemplo para as crianças e a juventude, sejam eliminados.
A Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo de Jaraguá deste ano começa na próxima sexta-feira (15), com alvorada na residência do imperador, no Jardim Ana Edith, e se estenderá até 24 de maio. As Cavalhadas serão realizadas nos dias 23 e 24 de maio. E os desfiles da Entrada da Rainha e do Carro de Boi, no dia 23.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por interagir com o blog. Seu comentário será avaliado e, se pertinente, publicado.