sexta-feira, 5 de junho de 2015

Em solenidade de Corpus Christi, padre rechaça obrigação de trabalhar no "dia de preceito"

Padre Tiago Hérick, durante homilia, na
celebração solene de Corpus Christi, em
Jaraguá. Fotos: Jaldene Nunes
Durante missa campal da solenidade de Corpus Christi, nessa quinta-feira (4), concelebrada pelos padres Cristiano de Araújo Sousa, Tiago Hérick Queiroz, Antônio Carlos Pereira Vieira e Agnaldo Alves Camargos, o pároco de Santa Edwiges não deixou por menos a intervenção do Ministério Público local, que apontou não sendo feriado o Dia de Corpus Christi na cidade.

Segundo a tradição católica, o Corpus Christi tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo.

Em pregação aplaudida pela multidão em pelo menos dois momentos, Tiago Hérick acentuou que, de direito, “o Dia de Corpus Christi não é feriado”, como foi dito, “mas é fato que, desde quando cada um de vocês se entende por gente, Corpus Christi é, sim, feriado”.

“Tudo para nesse dia”, argumentou o religioso, para quem o próprio Estado entende assim, bastando observar as várias instâncias do Governo para se vê que hoje é feriado.

“E, mais do que isso, se estende, dando ponto facultativo na sexta-feira. Então, é ou não é feriado?”, questionou Tiago.

Para o Ministério Público, com base em Lei Federal, os municípios podem ter até 4 feriados religiosos ou dias de guarda, criados por suas câmaras municipais, e Corpus Christi, em Jaraguá, não é um destes.

Indiferente à polêmica, Tiago enalteceu o direito da comunidade católica de manifestar ––“porque hoje é dia de preceito, é festa de guarda, sendo feriado ou não”–– a sua veemente fé na Eucaristia, a devoção e o seu amor a Jesus eucarístico, “que nos alimenta e nos sustenta todos os dias”, e destacou a presença dos fiéis na procissão e confecção dos tapetes.

Tiago Hérick disse não pregar a desobediência às leis, mas que também não se deve ser conformista.

“É fato, e não podemos, diante da nossa tradição religiosa, negar. Antes que o Brasil fosse fundado, já se celebrava o Corpus Christi. Quando o Brasil foi fundado, já se celebrou a Eucaristia. O primeiro evento público, quando surgiu a cultura brasileira, foi precisamente a celebração eucarística. Por isso, gozamos de um favor e de um direito que a história nos dá: se um dia o Brasil chegar a ser um país completamente secularizado e, se a maioria da população do país deixar de ser católica, nenhuma ideologia ou religião dominante poderá apagar os 500 anos de história, de evangelização, de trabalho fiel da Igreja, servindo a Deus e ao povo brasileiro. Quando a Nação nem existia ainda, e não tinha governo que fizesse nada pelo povo, a Igreja já estava lá fazendo”.

O pároco de Santa Edwiges sugeriu ainda que o Estado brasileiro, “que não é inconsciente”, respeita o direito da celebração de Corpus Christi, e considerou prudente valorizar essa tradição, mas sem deixar de se preocupar e de dar argumentos, pois seria muito triste ter impedido o direito de prestar culto ao Santíssimo Sacramento, nessa solenidade multissecular, “por conta de detalhes de interpretação da lei, da nossa orelha murcha e da pouca consciência de quem somos”.

“Por isso tomemos consciência de quem nós somos e valorizemos tudo o que a Igreja nos propõe no calendário litúrgico, nas festas, nas solenidades e nas ocasiões de manifestação pública da nossa fé”, conclamou.

REI E RAINHA COROADOS
Ao término da missa, foram coroados os novos rei e rainha da Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Paulo Filho e Ana Elisa, que sucedem José Maurício e Maria Isabel, e os novos juízes da Vara de Prata.

NOVO IMPERADOR
Também foi transferida a Coroa do Divino Espírito Santo, do casal imperial da Festa do Divino deste ano, Nilvan Braz e Danylla Moreira, para o novo imperador, Benedito José Trindade, e a nova imperatriz, Isabel Diogo Trindade.

Em seguida, acompanhado da Banda Santa Cecília, o cortejo do Divino Espírito Santo seguiu para uma confraternização na residência do novo imperador, no Residencial Santa Fé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir com o blog. Seu comentário será avaliado e, se pertinente, publicado.