Goianésia
sediou, na última segunda-feira (27), reunião de efetivação da Regional de Saúde Vale do São Patrício 2. O encontro, do qual participou o secretário de Saúde de Jaraguá, Tiãozinho Arruda, aconteceu na sede da Secretaria
Municipal de Educação e contou com representantes das secretarias de Saúde de outros municípios que fazem parte do polo.
O
presidente eleito pela comissão foi o secretário de Saúde e vice-prefeito de
Goianésia, médico Robson Tavares, que salientou a importância da criação da Regional de
Saúde Vale do São Patrício 2, opinando que os municípios poderão apontar as demandas locais e cobrar soluções.
![]() |
Tiãozinho Arruda participa de reunião,
em Goianésia, que efetiva Regional de
Saúde. Foto: Ascom/Governo de Goianésia
|
"A realidade dos municípios é peculiar e,
com a regional, vamos ter a oportunidade de oferecer melhor qualidade na
saúde pública, na medida em que poderemos atender rapidamente as demandas da
nossa região", observou Dr. Robson.
Na próxima quinta-feira (7), uma equipe do Governo do Estado visitará
Goianésia para avaliar a estrutura que funcionará como sede.
A Regional de Saúde Vale do São Patrício 2 contará com a participação de 8 cidades, que são: Jaraguá, Goianésia, Vila Propício, Barro Alto, Santa Rita do Novo Destino, Itaguaru, Mimoso de Goiás e Padre Bernardo.
A Regional de Saúde Vale do São Patrício 2 contará com a participação de 8 cidades, que são: Jaraguá, Goianésia, Vila Propício, Barro Alto, Santa Rita do Novo Destino, Itaguaru, Mimoso de Goiás e Padre Bernardo.
SISVALE
Curiosamente ––o blogueiro não apurou o motivo––, Jaraguá é o único, dentre os 8 municípios integrantes da Regional de Saúde agora efetivada, fora do Sisvale (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do São Patrício), que reuniu nessa terça-feira (28), também em Goianésia, prefeitos e secretários dos municípios que dele fazem parte, com a finalidade de definir as primeiras metas e efetivar a sua diretoria.
O Sisvale, criado com personalidade jurídica de direito público, sob a forma de associação pública, deverá unir 8 municípios ––o outro é Santa Isabel––, no intuito de aumentar os recursos públicos disponíveis para a saúde, além de ser responsável pelo gerenciamento do AME (Ambulatório de Especialidades Médicas), em construção em Goianésia.
A administração do AME será de 40% do governo do estado de Goiás e 60% rateada entre os 8 municípios participantes do Consórcio do Vale do São Patrício.
O
presidente do consórcio é o prefeito de Vila Propício, Waldilei Lemos (DEM), que aponta a importância da reunião: “Hoje [terça, 28 de abril], contamos com a presença da maioria dos prefeitos dos municípios que estão no Sisvale, definimos o Estatuto e agendamos a próxima reunião, onde teremos a constituição formalizada do
órgão. Até lá, estaremos reunindo com outros prefeitos da região e com
o Secretário de Estado de Saúde para que o apoio ao consórcio possa começar o
mais rápido possível”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por interagir com o blog. Seu comentário será avaliado e, se pertinente, publicado.