Os carros de boi são um meio de transporte rudimentar, feito de madeira, com duas rodas, que se move puxado por bois, em geral, por uma ou mais parelhas de animais, e guiado por carreiro.
A comitiva participou, na tarde de sábado (23), de uma festa religiosa em Jaraguá ––os desfiles Carro de Boi e da Entrada da Rainha, que integram a tradicional Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo da cidade, rica expressão da religiosidade, da fé cristã e do folclore do povo goiano–– e voltava para uma propriedade rural nas proximidades de Pirenópolis.
De acordo com o inspetor Newton Morais, a PRF precisou fechar a rodovia por cerca de 10 minutos para que o grupo pudesse passar em segurança.
Dezenas de usuários da rodovia, que testemunharam o fato, ficaram maravilhados em ver cena tão rara nos dias atuais, fato que mereceu, inclusive, aplausos dos presentes.
O DESFILE
Segundo a Secretaria de Cultura de Jaraguá, o Desfile Carro de Boi, que precedeu ao Desfile da Entrada da Rainha, reuniu, na avenida Coronel Tubertino Rios, a principal via pública da cidade, 49 carros de boi, vindos de diversos municípios ––como Pirenópolis, Itaguari, Itaguaru, Taquaral de Goiás, Ouro Verde de Goiás, Heitoraí, Uruana, Santa Rosa de Goiás, Petrolina de Goiás e Damolândia––, os quais abrilhantaram ainda mais a festa.
Evento, que integra a Festa do Divino em
Jaraguá, documenta a tradição de um povo, passada de pai para filho, no interior goiano. Fotos: Jaldene Nunes |
De acordo com os organizadores, as caravanas de carros de boi e os cavaleiros levaram até 3 dias para chegar a Jaraguá, percorrendo, principalmente, estradas vicinais da região.
Parte dos carreiros já se prepararam para participar de outro evento de grande manifestação da fé cristã, um dos maiores do Centro-Oeste brasileiro: a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por interagir com o blog. Seu comentário será avaliado e, se pertinente, publicado.